Com "Madagascar: Escape 2 Africa" a Activision continua a explorar a parceria com a Dreamworks Animation, que já rendeu o competente "Kung-Fu Panda", e agora muda para um ambiente mais selvagem ao se basear no próximo filme de animação por computador do estúdio, continuação do sucesso de 2005, "Madagascar".
Desta vez, o leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e o hipopótamo Glória saem da ilha de Madagáscar e vão parar na savana africana em busca de suas raízes e famílias, apesar de certa dificuldade de comunicação com os animais nativos, uma vez que o grupo foi criado em um zoológico de Nova York. Outros personagens do filme, como o time de pingüins e novas figuras de quatro patas - como o hipopótamo Moto Moto - também participam do jogo.
O jogo traz 12 fases, com uma variedade de seqüências de ação e minigames - tanto no modo principal quanto no multiplayer, com mapas que exploram vários aspectos, como nado, corrida, dança, pilotagem e até mesmo torneios de futebol e safáris pelas paisagens africanas. Os estágios são abertos, permitindo diversos caminhos e abordagens diferentes, de acordo com o estilo de jogo de cada um.
Este aspecto é muito interessante pois aproveita as habilidades distintas de cada personagem. Alex, por exemplo, pode utilizar suas garras para subir em árvores ou usar seu rugido para afugentar inimigos, enquanto alguém como Glória pode usar seu tamanho avantajado para mandar os oponentes pelos ares, assim como se aproveitar de sua grande aptidão para a natação.
Entre os vários cenários são bastante característicos como a savana, a selva africana, o poço de lama dos hipopótamos, uma grande cachoeira e até mesmo um vulcão prestes a entrar em erupção.